2016: Nossos álbuns e músicas favoritas do ano

Um aparente momento de alívio para todos está se aproximando: o final de 2016. E com ele chega a nossa listinha de favoritos do ano, com o top 5 dos lançamentos musicais que tornaram 2016 um pouco melhor para os dois autores desse blog. Foi um ano longo e complicado, em que a música fez um papel importante de catarse, ajudando tudo a fluir melhor.

Vale sempre o destaque: chamamos de “favoritos” e não de “melhores” para não ter nenhuma pretensão de selecionar o que mais impactou o mundo neste ano. Certo? Então vamos às nossas recomendações:

ÁLBUNS FAVORITOS DE 2016

5º – Hinds – “Leave Me Alone”

Hinds - Leave Me Alone

* por Rúvila Avelino

Como é o som de jovens amigas tocando juntas? O primeiro disco deste quarteto de Madri (Espanha) pode te ajudar a entender isso. A banda começou apenas com as duas guitarristas e vocalistas, Ana e Carlotta, com músicas lo-fi e ritmos solares de violão. Pouco depois chegaram a baixista Ade e a baterista Amber, formando uma banda completa, cheia de energia, que já começou o ano lançando um LP, o “Leave me Alone”, e fazendo turnê pelo mundo todo. Foi um disco que passou o ano de 2016 inteiro no meu celular, pronto para dar uma energia extra nos tempos difíceis proporcionados por este ano.

4º – Warpaint – “Heads Up”

Warpaint - Heads Up

* por Rúvila Avelino

A banda Warpaint chegou a um ponto inevitável para algumas bandas: ou lança um novo disco ou acaba. Elas optaram pela segunda opção. Para quem acompanhou a saga, algumas entrevistas revelaram que o processo não foi fácil, mas o resultado está muito belo e foi muito esperado. Já falamos um pouquinho do disco em uma coletânea de mini-resenhas por aqui.

Composta inteiramente por mulheres, o quarteto da Califórnia (EUA) propõe uma viagem ao seu ouvinte com o seu pós-punk e eletro-pop. O “Heads Up” é muito ambíguo e funciona muito bem para animar ou relaxar quem está ouvindo, o que é uma das minhas coisas favoritas na música: a recepção é tão importante quanto a emissão. Essa ambiguidade atmosférica é muito bem-vinda após um dia catastrófico, em que tudo o que você precisa é sentar no escuro e colocar os pensamentos em ordem.

3º- Radiohead – “A Moon Shaped Pool”

Radiohead - A Moon Shaped Pool

* por Gabriel Pozzi

Quando estamos diante de um álbum novo de nossa banda favorita dificilmente escapamos de um ritual secular que acomete todos os fãs de música: ouvir o cd no “repeat”. Não foi diferente comigo ao conhecer “A Moon Shaped Pool”, o nono álbum de minha banda favorita, o Radiohead. Um cd tão sutil e gostoso de ouvir, com melodias e arranjos que remetem a toda brilhante discografia da banda, não tem como ser deixado de fora dessa lista.

2º – The Julie Ruin – “Hit Reset”

The Julie Ruin - Hit Reset

* por Rúvila Avelino

Todo mundo precisa de mensagens de incentivos e os famosos “tapinhas nas costas” de vez em quando. Um chacoalhão para voltar a realidade, uma mensagem motivacional, um “você não está sozinho”. Às vezes um tapa na cara, um soco no estômago ou um colo para deitar. O “Hit Reset” pode ser tudo isso e muito mais para um fã da banda ou apenas um ouvinte atento, que queira descobrir algo estimulante para ouvir. O ano que está acabando foi tão fora do comum e tão cheio de sentimentos malucos que pede por discos cheios de emoções, do começo ao fim, para extravasar todos os sentimentos e limpar a garganta, além de encontrar forças para continuar a luta diária. The Julie Ruin é tudo isso e o melhor é que você pode continuar ouvindo no ano que está chegando.

1º – Nada Surf – “You Know Who You Are”

Nada Surf - You Know Who You Are

* por Gabriel Pozzi

Que esse blog tem o nome tirado de uma música do Nada Surf muitos já sabem. Que é uma das bandas favoritas do casal de autores desse blog e suas músicas compõem boa parte da trilha sonora da vida de ambos juntos, alguns também estão cansados de saber. Agora, que cada vez que o Nada Surf lançar um álbum ele invariavelmente irá alcançar o primeiro lugar do ano, isso vocês só estão descobrindo agora. Brincadeiras a parte, o Nada Surf mostrou o que tem de melhor na sua capacidade de criar músicas em “You Know Who You Are” e nós não conseguimos evitar amá-los como sempre.

MÚSICAS FAVORITAS DE 2016

5º – Local Natives – “Fountain of Youth”

* por Gabriel Pozzi

Sempre tive um pequeno panteão de bandas folks, que a cada ano perde um membro porque a banda resolve deixar a sonoridade folk para trás. Já foi o Mumford and Sons e este ano veio para tirar o Local Natives dessa seleta lista. Mas não significa que eles saíram fora de outra, a lista de bandas maravilhosas que admiro e quero muito ver um show. E com “Fountain of Youth” entra em outra: esta aqui, a de músicas favoritas do ano. Com certeza passarei a virada do ano a cantando em voz alta, pois WE CAN DO WHATEVER WE WAAAAANT…

4º – James Blake – “I Need a Forest Fire”

* por Gabriel Pozzi

Quando eu soube que no novo cd de James Blake teria uma música cantada junto com Bon Iver, eu tinha certeza que não teria erro e iria amar essa faixa. Não deu outra. “I Need a Forest Fire” possui o melhor de ambos os cantores, que são diferentes em seus estilos, mas possuem o minimalismo e a delicadeza como denominadores comuns para criarem uma canção como essa. Do gritinho de “Woooo” do Bon Iver no começo aos ecos e distorções vocais do final, a música é maravilhosa.

3º – Tacocat – “Talk”

* por Rúvila Avelino

A alegria cheia de glitter do Tacocat nunca é demais. Em 2016 a banda de Seattle (EUA) lançou o disco “Lost Time”, que foi recomendado aqui e rodou muito nos fones de ouvido durante o ano. Esse pop-punk feminista delicioso não poderia deixar de entrar na nossa lista de favoritos do ano. A música “Talk” foi eleita por conta de seu ritmo, que traz uma sensação de liberdade, contida mas necessária no cotidiano louco: “E coloque uma música, uma que seja rápida e longa/ porque eu quero dançar, dançar até desembaraçar o universo/ porque eu quero falar, falar até minha garganta doer”.

2º – Liniker e os Caramelows – “Zero”

* por Gabriel Pozzi

Liniker e os Caramelows é uma banda nacional formada no ano passado, mas que lançou seu primeiro álbum em 2016. Apesar de já ter conquistado um bom público antes mesmo desse lançamento (com vídeos cantando ao vivo no YouTube), a banda teve esse ano como consolidação, sendo premiada e elogiada pela crítica. Outra grande conquista é esse segundo lugar com a canção “Zero” aqui no Killian’s, não é mesmo? #brinks. Mas o favoritismo é verdadeiro, com um clima intimista criado pelos arranjos de saxofone, trompete, baixo e a voz incrível de Liniker, não teve como evitar: eles conseguiram bagunçar a gente.

1º – Le Tigre – “I’m With Her”

* por Rúvila Avelino

Essa música não poderia deixar de aparecer entre as melhores do ano por alguns motivos: a primeira música do trio Le Tigre em 10 anos, uma música anti-Trump e um manifesto político da cultura pop. Como fã da Kathleen Hanna, esperava algum tipo de manifestação política da parte dela, que foi uma ativista atenta na sua juventude. Ao lado de Johanna Fateman e JD Samson, Kathleen lançou ao mundo uma música de apoio a ex-candidata Hillary Clinton destacando suas principais pautas sociais. A candidata infelizmente não ganhou, mas não vamos esquecer “I’m With Her” aqui no blog.

Para 2017, o Killian’s Blog deseja um ano maravilhoso e repleto de boas músicas e lançamentos de suas bandas favoritas.

_____________

Veja também:
As favoritas de 2015

Curta a gente no Facebook e não perca nenhuma novidade do blog 😉

 

2 comentários sobre “2016: Nossos álbuns e músicas favoritas do ano

  1. Pingback: Recomendo: Hinds – Killian's Blog

  2. Pingback: 2017: Nossos álbuns e músicas favoritas do ano – Killian's Blog

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.