Recomendo: Nada Surf

Se você gosta de indie rock, uma banda que não pode deixar de figurar entre as suas mais ouvidas é aquela que atende por Nada Surf. Uma banda tão importante que certo blog da internet tem em seu nome uma homenagem a uma música deles.

Formada em Nova York no ano de 1993, a banda é um trio composto por Matthew Caws (guitarra e vocais), Daniel Lorca (baixo) e Ira Elliot (bateria). Recentemente o ex-Guided By Voices Doug Gilliard entrou para assumir a guitarra da banda.

nadasurf_triptych_pub

A banda já conta com sete discos de estúdio: “High/Low” (1996), “The Proximity Effect” (1998), “Let Go” (2002), “The Weight Is a Gift” (2005), “Lucky” (2008), “If I Had a Hi-Fi” (2010 – covers) e “The Stars Are Indifferent To Astronomy” (2012). Agora estão trabalhando no seu oitavo álbum.

Se você assistia a séries adolescentes como “The O.C.” e “One Tree Hill”, você já escutou Nada Surf. Essas séries não fazem seu tipo? Tudo bem. Você pode ter escutado a banda em “Heroes”, em “How I Met Yout Mother” e inúmeros filmes. Vou citar “Edukators” como exemplo e sugerir que você veja, caso ainda não tenha visto. De qualquer forma, chegou a hora de uma apresentação formal.

As cinco músicas que você pode ouvir abaixo foram escolhidas de acordo com minha preferência pessoal, mas claro que não podemos esquecer clássicos como “Popular”, “Always Love” e “Inside of Love”, que são algumas das mais conhecidas por ai.

Essa música vem do álbum “Let Go” (2002) que acredito que foi o primeiro a dar a forma que o Nada Surf tem hoje. Apesar de gostar muito dos discos que vêm antes desse, se eu tivesse acompanhado temporalmente os lançamentos, esse seria o que me faria cair de paixão pela banda e “No Quick Fix” seria um dos motivos. É a história de um rompimento. É triste e linda, linda, linda.

Do álbum “The Weight Is a Gift” (2005), “What is your secret” é uma música muito característica dos rockinhos da banda. A letra é claramente uma DR das boas, perto de um rompimento. Amo cantar bem alto “Thank god that life is so long and the citys so big”.

Essa é uma versão acústica legal dessa música também do “The Weight Is a Gift”. A escolha foi principalmente pela letra porque conversa muito comigo. Em determinados momentos de desespero, canto para mim mesma “Maybe this weight was a gift like I had to see what I could lift” e levanto meu astral, percebendo que sou uma pessoa forte.

Eu tenho uma história muito legal com essa música linda do “Lucky”. Em 2012 o Nada Surf veio ao Brasil para um show do Cine Joia. Eu fiz um cartaz pedindo para a banda tocar “I Like What You Say” e mostrei para eles na pausa do encore. O Matthew abaixou e falou que não tinham ensaiado, mas ele poderia descer na plateia para tocar com o violão, depois do show. E ele realmente fez isso. Provavelmente esse foi um dos momentos mais legais da minha vida e esse sempre será o meu show favorito. Olha a foto 😉

foto com matthew caws
Matthew Caws – o vocalista do Nada Surf – com Gabriel e Rúvila, os criadores do Killian’s Blog

Espero que vocês tenham gostado de Nada Surf. Termino aqui com minha favorita do disco mais novo na versão ao vivo para mostrar a potência do show. Essa é uma música incrivelmente motivadora. Sempre dá para recorrer ao “It’s crazy cause it shouldn’t be that hard/ to take care of everyone we don’t need petty guards/ the only crimes left to be ones of love”.

__________

Curta a gente no Facebook e não perca nenhuma novidade do blog 😉