Recomendo: Rilo Kiley

A categoria Recomendo volta hoje com uma dica bem especial para quem gosta de bandas com mulheres no vocal: Rilo Kiley. Infelizmente já encerrado, o RK viveu entre 1998 e 2011, sendo liderado por Jenny Lewis e Blake Sennet neste meio tempo. A banda foi formada por esses dois ex-jovens atores em Los Angeles, EUA, e lançou seu primeiro EP em 1999 com o selo Barsuk Records, conhecido por lançar bandas e cantores alternativos.

rilo-kiley

Nestes 13 lindos anos o Rilo Kiley lançou cinco álbuns e quatro EPs trazendo ao mundo um indie pop gracinha sacudindo os limites entre o rock e folk. Em suas letras dá para encontrar de tudo um pouco, partindo de uma boa angústia existencial, transitando em problemas de auto-estima, remando pelas rasas águas de relacionamentos e terminando naquele padrão (belo e dolorido) de coração partido.

Vamos conhecer algumas músicas?

“Always”, de “Take Offs and Landings” (2001)


Após uma longa introdução com uma bela melodia, Jenny Lewis começa com sua voz doce: “I should have known with a boy like you/ Your middle name is always/ I’d always love you/ Ahhh, yeah”. Sobre um relacionamento não muito bem sucedido que ainda não foi superado. Neste primeiro disco, a banda ainda é moderada nas guitarras e mantém uma calmaria, com músicas tristonhas e fofinhas.

“Paint’s Peeling”, de “The Execution of All Things” (2002)


Aqui está uma música menosprezada sem motivos. Tem uma bela introdução e uma mensagem que conforta por mostrar que qualquer um pode ser acometido por crises e desilusões. “And I feel nothing, not safe/ It’s a hard day for dreaming again….”

“Portions for Foxes”, de “More Adventurous” (2004)


Nessa terceira música já dá para perceber como a banda mudou e evoluiu aos poucos para um bom indie rock, saindo do rótulo do pop. Já temos uma sonoridade bem mudada quando comparamos com “Always”, por exemplo. Se você já assistiu a “Grey’s Anatomy” com certeza vai lembrar dessa música, que acompanhou uma cena bem marcante da primeira temporada.

“Silver Lining”, de “Under The Blacklight” (2007)


Apesar de contar com músicas ótimas, ao ouvir o álbum é possível sentir que a banda não é mais a mesma. Para o bem ou para o mal. Talvez o sentimento estivesse bastante latente porque esse foi o último disco gravado pela banda. Por que não representar esse álbum com uma música sobre mudanças?

“The Frug”, de “RKives” (2013)


Esse álbum “póstumo” reúne músicas do passado da banda, com várias lançadas apenas em EPs, b-sides ou que foram esquecidas. “The Frug” é uma das que eu mais gosto, principalmente por remontar o início divertido do Rilo Kiley. Outra música que amo, mas nunca entrou em nenhum álbum propriamente dito é “Jenny, You’re Barely Alive”, que me ajudou a superar uma fase especialmente difícil na adolescência.

Atualmente a vocalista Jenny Lewis conta com uma carreira solo consistente e divertida, explorando temas femininos e fazendo shows incríveis por ai. Você pode conferir aqui uma apresentação dela com as HAIM em 2015. Já aqui nesse link tem um clipe divertidíssimo dela para a música “One of The Guys”.

Gostou do Rilo Kiley? Você pode conferir a playlist que fizemos para você no Spotify e descobrir mais algumas músicas deles por lá.

______________________________

Leia também:

– Recomendo: Tame Impala
– Recomendo: Nada Surf
– Recomendo: City and Colour
– Recomendo: Interpol
– Recomendo: The Breeders

Curta a gente no Facebook e não perca nenhuma novidade do blog 😉

4 comentários sobre “Recomendo: Rilo Kiley

  1. Pingback: Recomendo: Alabama Shakes | Killian's Blog

  2. Pingback: Recomendo: a sensibilidade e os espinhos de Girlpool | Killian's Blog

  3. Pingback: Recomendo: Speedy Ortiz – Killian's Blog

  4. Pingback: Recomendo: Cícero – Killian's Blog

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.